Por uma vida no campo com saúde e segurança

Orientações para atitudes que garantem o bem-estar no campo e a importância das ações de combate ao trabalho infantil são temas que vêm sendo tratados desde 2009 nos Ciclos de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. A iniciativa do setor do tabaco já levou a sensibilização para mais de 36 mil pessoas de mais de 70 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a importância dos cuidados que são recomendados pelas indústrias através do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT) fazem parte das programações direcionadas a produtores e lideranças locais e regionais. Em 2024, os eventos do 14º Ciclo de Conscientização reuniram 2,1 mil pessoas nos municípios de Irati e Palmeira (PR), Canoinhas e Santa Terezinha (SC) e Santa Cruz do Sul (RS).

E os seminários deste ano vieram remodelados, agradando a todos. O podcast ‘Vida no campo’, da Companhia de Teatro Espaço Camarim, encenou um divertido programa de rádio online. Entre momentos de interação com o público e passagens cômicas, houve esclarecimentos e informações, bem como abordagem de normas e leis a respeito dos temas tratados. Tudo com o objetivo de conscientização sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e sobre a importância de atitudes preventivas para manter a saúde dos produtores e de suas famílias.

2024 – O fechamento da temporada deste ano do Ciclo ocorreu no começo de outubro, com seminário em Santa Cruz do Sul, reunindo mais de 600 pessoas de municípios da região central do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, salientou a importância dos encontros. “Ao desenvolvermos nossas crianças, para que estejam preparadas para o futuro, e ao protegermos a saúde e a segurança dos produtores, estamos também zelando pela sustentabilidade da cadeia produtiva do tabaco”, frisou.

QUEM PROMOVE O CICLO – A programação é uma realização do SindiTabaco e suas empresas associadas, em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e faz parte de um acordo como Ministério Público do Trabalho.

ASSISTA NO YOUTUBE à gravação do seminário do Ciclo de Conscientização realizado em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 1º de outubro de 2024.

VEJA A CARTILHA que é distribuída aos produtores de tabaco com orientações sobre temas tratados no Ciclo de Conscientização.

PRODUTORES CONSCIENTIZADOS – Além de participarem de eventos do Ciclo de Conscientização, os produtores de tabaco atualizam-se constantemente sobre as práticas seguras. A pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPA/Ufrgs) realizada em 2023 mostrou que: 95,6% já fizeram curso específico sobre manuseio de agrotóxicos; 98% se disseram bem informado sobre colheita segura; 50,2% têm curso sobre manejo correto do solo; e 46,4% já fizeram curso sobre organização/gestão da propriedade rural.