Pais e filhos, empreendedores do campo

Pais de adolescentes têm o objetivo de encaminhar bem os filhos para a vida adulta, que sigam fortalecidos, autoconfiantes e inteligentes nas decisões. Neste mês de agosto, o blog Histórias conta com a participação de três pais que, em seus depoimentos, reconhecem a relevância da oportunidade que os filhos têm como jovens aprendizes rurais no Instituto Crescer Legal e a importância dos aprendizados para o futuro.

Um deles é Olaídes Machado de Almeida, de Gramado Xavier (RS), pai do aprendiz Kauã Gabriel Machado de Almeida. Ele conta que o filho está aprendendo várias coisas novas no curso do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, muitas delas para melhorias na propriedade. “Percebo que o Kauã está com mais inspiração para aumentar a produção e levar a propriedade para um melhor desenvolvimento”, diz. “Fico muito satisfeito quando meu filho diz que quer viver no interior e plantar hortaliças e tabaco, pois geralmente os jovens querem abandonar o campo e ir para as cidades”, conta.

Outro pai é Carlos Joel Wienke Strelow, de São Lourenço do Sul (RS), que conhece muito bem a metodologia do Crescer Legal, pois a iniciativa está beneficiando seus três filhos. Em 2022, Stuart e Stevart foram aprendizes e, neste ano, o mais jovem, Tebas, está fazendo o curso de Empreendedorismo e Gestão Rural. Para o pai, o Instituto tem grande importância para o desenvolvimento dos filhos e encaminhamento para o futuro. “Eu recomendo a quem tenha a possibilidade, que não perca a oportunidade. Com certeza, os pais verão que seus filhos terão novas visões sobre o meio rural e também começarão a auxiliar nas decisões, ideias e execuções na administração da propriedade”, indica.

E o terceiro é Elton Werner, de Herveiras (RS), pai de Daniel da Silveira Werner. Para ele, a oportunidade de ser aprendiz proporcionou, além da aprendizagem sobre empreendedorismo e gestão, também grande desenvolvimento em relação ao amadurecimento emocional e comportamental. “O Daniel tinha dificuldades de relacionamento e era tímido e, com os trabalhos em grupo, viagens de estudo e convivência com os colegas, aumentou bastante a socialização”, relata. “Os aprendizados do curso foram importantes para a vida dele porque os trabalhos e atividades levavam a refletir sobre opções de futuro e como executar projetos de vida”, acrescenta.

Vale a pena ler os depoimentos no Blog Histórias. (https://crescerlegal.com.br/historias/)