Ações efetivas pelos adolescentes rurais

Ao celebrar mais um aniversário do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), setor do tabaco comemora o sucesso das ações em favor da juventude do campo.

No sábado, 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 34 anos de seu lançamento. Instituído pela Lei 8.069 de 1.990, o regulamento específico veio para resguardar a infância e a adolescência no Brasil e determina a garantia das condições de crescimento e desenvolvimento de forma plena, com liberdade e dignidade. Desde a década de 90, o setor do tabaco já incentivava ações de conscientização para a proteção das crianças e dos adolescentes. Em 2015, com a criação do Instituto Crescer Legal, implementou medidas ainda mais efetivas dando oportunidades aos adolescentes do campo.

A cada semestre, as principais atividades realizadas são publicadas no Boletim Crescer Legal, que conta também com entrevistas e artigos diretamente relacionados com o universo do adolescente rural. Neste mês, está sendo divulgado o boletim com as notícias do primeiro semestre de 2024, ano marcado pela ampliação da abrangência ao Paraná, havendo agora turmas nos três estados da Região Sul do Brasil.

Em artigo de apresentação da publicação, o presidente do Instituto, Iro Schünke, diz que o propósito de abrir horizontes tem alcançando novas conquistas a cada ano. “Seguimos comprometidos com a missão de proporcionar aos jovens rurais as ferramentas e conhecimentos necessários para que possam construir um futuro promissor e de realizações no campo”, declara.

Na reportagem do Boletim é possível conhecer como é a metodologia do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, que busca despertar o protagonismo nos adolescentes e prepará-los para a elaboração e implementação de projetos de vida. E na Linha do Tempo, o leitor pode conferir acontecimentos que marcaram os primeiros meses de 2024 do Instituto Crescer Legal.

Na seção O que está rolando constam atividades realizadas pelas turmas de aprendizes nas suas comunidades. Faz parte da publicação ainda uma seleção de comentários dos internautas nas redes sociais e textos de representantes de iniciativas que financiam projetos elaborados por aprendizes e egressos do Instituto Crescer Legal.

Leia aqui o Boletim Crescer Legal (crescerlegal.com.br/boletins)