A retomada da logística reversa

Após interrupção causada pela impossibilidade de tráfego das equipes de recebimento, produtores de tabaco do Sul gaúcho já podem devolver as embalagens vazias de agrotóxicos

Desde o dia 24 de junho, os produtores de tabaco da região Sul do Rio Grande do Sul podem fazer a devolução dos recipientes de defensivos usados nas suas propriedades. As atividades do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos estão sendo retomadas após as cheias que atingiram o estado gaúcho no início de maio.

O roteiro itinerante vai até 5 de setembro, passando por 311 pontos de coleta em localidades rurais, beneficiando 26 municípios. Os primeiros municípios a receberem equipes do programa são Pelotas e Arroio do Padre, onde, de 24 a 26 de junho, tem recebimento em 24 pontos, sendo 19 em Pelotas e cinco em Arroio do Padre.

Depois, de 27 de junho a 9 de julho, a entrega de embalagens será em Canguçu, com rotas por 48 localidades. No dia 10, as equipes de coleta estarão em Morro Redondo (Avenida Jacarandá) e Turuçu (seis comunidades). De 11 a 29 de julho será a vez de os produtores de São Lourenço do Sul devolverem as embalagens em 54 pontos. No dia 29, haverá recebimento também em Cristal (quatro localidades).

De 30 de julho a 5 de agosto, haverá recebimento de embalagens em 25 localidades do município de Chuvisca. Nos dias 5 e 6 de agosto, as equipes passarão por 12 comunidades do interior de Sertão Santana. Em Dom Feliciano, a entrega dos recipientes deverá ser feita entre 7 e 14 de agosto, quando as equipes do Programa visitarão 37 localidades.

Na sequência, o roteiro segue por São Jerônimo (oito pontos), Amaral Ferrador (15 pontos), Encruzilhada do Sul (4), Sentinela do Sul (4), Cerro Grande do Sul (13), Tapes e Camaquã. E, para o início de setembro, está previsto o recebimento beneficiando produtores de Mariana Pimentel, Guaíba, Barra do Ribeiro, Butiá, Arroio dos Ratos e Barão do Triunfo.

Veja o roteiro completo, com datas e horários, CLICANDO AQUI. (https://www.sinditabaco.com.br/wp-content/uploads/2024/06/2024_Roteiro-Oficial-Sul-RS_Site.pdf)

LEMBRE-SE – As embalagens podem ser entregues no ponto mais próximos da propriedade, conforme o horário e orientações constantes no convite recebido da empresa integradora. É importante que os recipientes estejam tríplice lavados, secos e perfurados para que possam ser direcionados à reciclagem. Na entrega, os produtores ganham recibos válidos perante os órgãos de fiscalização ambiental.

SAIBA MAIS – O Programa de Recebimento de Embalagens é conduzido pelo SindiTabaco e empresas associadas, em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Desenvolvida desde o ano 2000, a ação já contabiliza 19,8 milhões de embalagens enviadas ao destino correto. Atualmente, são 10 roteiros (seis no Rio Grande do Sul e quatro em Santa Catarina), contemplando 374 municípios de regiões produtoras de tabaco.