Iro Schünke lança livro em Santa Cruz do Sul

9 . OUT . 2024 Releases

Outubro 2024 – Na presença de dezenas de convidados, entre familiares, amigos e colegas de trabalho, Iro Schünke lançou nesta quinta-feira, 08 de outubro, o livro Uma vida para o agro, o agro para vidas – Da infância na lavoura à iniciativa que transforma a realidade de jovens e famílias rurais. O evento também reuniu lideranças, empresários, autoridades regionais e a imprensa no estande do SindiTabaco, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul (RS).

Publicado pela Editora Critério, de Porto Alegre, o livro de 192 páginas detalha, em cinco capítulos, a vida de perseverança, fé e otimismo do executivo. “Este é o registro da semeadura e da colheita da minha vida. Os grãos que pus na terra e que vi florir e crescer, e também aqueles que não se desenvolveram. Todos tiveram algum propósito e culminaram na árvore frondosa que hoje aprecio com alegria e satisfação”, comenta Schünke, fazendo menção a analogia utilizada por ele ao longo do livro.

O resgate das memórias da infância, das tradições familiares e da vida no campo estão entre as primeiras passagens do conteúdo. “Carrego comigo uma herança rica da cultura germânica de meus antepassados, assim como os bons valores que recebi em casa e que aprendi na Bíblia. Vivi uma vida dedicada ao serviço que gera frutos. E serviço é doação, é sacrifício. Assim como a semente dá de si para a geração de muitos frutos, nossa vida deve ser dedicada ao proveito de outros. Esse é o grande sentido”, comenta.

Em sua trajetória, Schünke acompanhou a evolução da cadeia produtiva do tabaco. “Certamente, esta é uma das culturas que – ao mesmo tempo em que passou a ser ampla e injustamente atacada – mais se valorizou e se desenvolveu no panorama da agricultura gaúcha e brasileira”, afirma. O grande legado de Schünke nesta caminhada foi a criação e o desenvolvimento do Instituto Crescer Legal, em 2015.

“Identifico-me muito com os jovens que participam dos programas do Instituto, porque partimos de uma mesma realidade. O tempo passou, as tecnologias avançaram, a gurizada tem cada vez mais possibilidades, mas o chão da lavoura ainda é o mesmo. Fico emocionado quando vejo a felicidade de jovens que chegaram sem muitas perspectivas a respeito do seu futuro no campo e são transformados pelo Instituto. Percebo que estamos no caminho certo”, conclui Schünke.

As frases cunhadas pelo autor e que acompanharam a sua história como presidente do SindiTabaco e do Instituto Crescer Legal são destacadas na obra ilustrada. Conheça algumas:

“Deus escreve reto por linhas retas.”

“O tabaco corre nas minhas veias.”

“O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará.”

“Tabaco é agro.”

“Seremos jovens até os 100.”

“Sim, nós podemos!”

SOBRE O AUTOR – Iro Schünke nasceu em Candelária, no interior do Rio Grande do Sul. Formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua trajetória profissional começou na Emater, em 1975. Com praticamente 50 anos de experiência no segmento do tabaco, iniciou na empresa Fumossul Ltda., ainda em 1975, em Venâncio Aires e, em 1980, ingressou na Meridional de Tabacos, em Santa Cruz do Sul, onde atuou como engenheiro Agrônomo, gerente de Produção e, a partir de 2000, como diretor de Produção. A fusão da Meridional de Tabacos e a Dimon deu origem a Alliance One, onde atuou como superintendente de Produção, em 2005. Durante todo este período, viajou por vários países produtores de tabaco. Por mais de uma década, ocupou o cargo de vice-presidente de Produção do Sindifumo, agora conhecido como SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é Diretor da FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Em 2015 assumiu, também, como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.