O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos completou 22 anos de coleta dos recipientes usados limpos e secos para que haja o máximo de aproveitamento na reciclagem. E os resultados comprovam a eficiência da ação, pois cerca de 93% dos recipientes entregues pelos produtores são reciclados, dando origem a outros produtos plásticos, especialmente embalagens de agroquímicos e insumos para construção civil.
Até setembro de 2022, o programa já havia possibilitado o destino correto para 18,8 milhões de embalagens, pois os produtores de tabaco são diversificados e têm a oportunidade de entregar os vasilhames dos produtos usados em todas as culturas da propriedade. Após coletados pelas equipes de recebimento, os recipientes vão para centrais credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), onde há separação seletiva e encaminhamento para empresas recicladoras.
O Programa de recebimento é uma iniciativa do SindiTabaco e empresas associadas, em parceria com a Afubra, e surgiu no ano 2000, ou seja, dois anos antes de ser criada legislação relacionada à logística reversa (Decreto 4.074, de 4 de janeiro de 2002). Atualmente são 1,8 mil pontos de coleta em 381 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, beneficiando 106 mil produtores de tabaco. No Paraná, iniciativas semelhantes são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco.
ROTEIRO ATUAL
As equipes do Programa de Recebimento de Embalagens estão cumprindo itinerário por 98 municípios da região Oeste de Santa Catarina. Em setembro, a coleta ocorreu em Guaraciaba, São José do Cedro, Princesa, Guarujá do Sul, Campo Erê, São Bernardino, São Lourenço do Oeste, Dionísio Cerqueira, Anchieta e Palma Sola. E, na primeira semana de outubro, o roteiro segue por Belmonte, Descanso, Itapiranga, Tunápolis, Santa Helena, Iporã do Oeste e São João do Oeste. A partir de 10 de outubro, o recebimento irá para São Miguel do Oeste, Bandeirantes, Mondaí, Riqueza, Caibi, Palmitos, São Carlos, Cunhataí, Águas do Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Maravilha, Flor do Sertão, Romelândia, Paraíso, Barra Bonita, São Miguel da Boa Vista, Tigrinhos, Santa Terezinha do Progresso e Iraceminha.
Em novembro, de 1º a 23, o itinerário previsto é por Cunha Porã, Saudades, Pinhalzinho, Nova Erechim, Águas Frias, Chapecó, Nova Itaberaba, Planalto Alegre, União do Oeste, Jardinópolis, Irati, Nova Itaberaba, Coronel Freitas, Chapecó, Modelo, Bom Jesus do Oeste, Serra Alta, Saltinho, Sul Brasil, Quilombo, Santiago do Sul, Ipuaçu, Bom Jesus, Ouro Verde, Abelardo Luz, Novo Horizonte, Coronel Martins, São Domingos, Entre Rios, Passos Maia, Xanxerê, Marema, Lageado Grande, Lindóia do Sul, Irani, Vargem Bonita, Água Doce, Arroio Trinta, Cordilheira Alta, Xaxim, Rio das Antas, Fraiburgo, Lebon Régis, Curitibanos, Frei Rogério, Brunópolis, Ibian, Tangará, Herval D’Oeste, Celso Ramos, Anita Garibaldi, Cerro Negro, Abdon Batista, Vargem, São José do Cerrito, Jupiá, Concórdia, Jaborá, Catanduvas, Luzerna e Joaçaba.
Para conferir o itinerário completo, com todos os locais e horários do recebimento, CLIQUE AQUI.
ROTEIRO SEGUINTE
A partir de 28 de novembro, o recebimento itinerante será pela região gaúcha dos Vales do Rio Pardo e Taquari. O roteiro passará por 19 municípios com programação que irá até 8 de fevereiro de 2023. O começo será por Santa Cruz do Sul, que contará com 32 pontos visitados no período de 28 de novembro a 1º de dezembro. Depois, nos dias 5 e 6 de dezembro, as equipes de coleta estarão em Rio Pardo e Pantano Grande, fazendo rota por 14 localidades. Nos dias 7 e 8, serão visitados 16 pontos de recebimento em Passo do Sobrado e Vale Verde. E, de 12 a 15 de dezembro as equipes de recebimento farão roteiro por 30 localidades rurais de General Câmara e Venâncio Aires.
Em 2023, após o recesso de final de ano, o recebimento de embalagens será retomado no dia 16 de janeiro em Venâncio Aires. Na sequência, os demais municípios atingidos serão Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Taquari, Bom Retiro do Sul, Vera Cruz, Vale do Sol, Candelária, Novo Cabrais, Cerro Branco, Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul. Para conferir o roteiro completo, CLIQUE AQUI.