Números e fatos desmistificam as falsas narrativas de que a produção rural brasileira prejudica o meio ambiente. Na verdade, os produtores rurais são aqueles que mais preservam a natureza e diversas informações comprovam a realidade. Esse assunto é o tema do artigo “O produtor rural como parte da solução”, de Domingos Velho Lopes, publicado na página 4 da SindiTabaco News, edição maio a agosto de 2022. O autor é, desde meados de abril, secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul e o texto foi escrito quando ele ainda ocupava o cargo de vice-presidente e coordenador da Comissão do Meio Ambiente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).
Em seu texto, ele mostra porque os produtores rurais devem ter orgulho de serem parte da solução de questões ambientais estratégicas. “O Brasil tem importante papel como partícipe no Grupo de Trabalho de Koronivia, único convênio renovado durante a COP26. O objetivo do grupo é debater como a agropecuária se relaciona com inovação e adoção de tecnologias, aumento de produtividade, práticas de adaptação que promovam a resiliência dos sistemas produtivos, assistência técnica, redução de emissões de gases de efeito estufa, financiamento e de que forma os países devem considerar esses temas no contexto das suas contribuições no Acordo de Paris”, ressalta o secretário da Agricultura, que é engenheiro agrônomo e, também, produtor rural.
Para Domingos Velho Lopes, os produtores rurais devem ser motivo de orgulho dos brasileiros. “Razões não faltam. Somos responsáveis por alimentar mais de 1,2 bilhão de pessoas ao redor do mundo, preservando mais de 60% da vegetação nativa, garantindo segurança alimentar e nutricional e, além disso tudo, sendo referência como parte da solução do aquecimento global. Embora seja árdua a tarefa, o futuro é promissor”, finaliza.
Leia o artigo na SindiTabaco News. Para ter acesso à versão digital da publicação, CLIQUE AQUI