Neste sábado, 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore, data criada para potencializar as divulgações sobre a importância da preservação das florestas. E também é dia de jogar luz em quem faz sua parte, cuida do meio ambiente, mantém a mata nativa e pratica o reflorestamento. Nesse quesito, os empreendedores do campo que cultivam tabaco são bons exemplos.
Ao somarmos as áreas de todas as propriedades produtoras de tabaco e fazermos a equação com o número das áreas de florestas sobre essas propriedades, a porcentagem de mata é de 25% do total. As estatísticas são da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e mostram que 15% da área de floresta é coberta por mata nativa e 10% por reflorestamento.
Se hoje em dia quem anda pela zona rural do Sul do Brasil pode ver paisagens bem mais verdes e a presença de pequenas florestas, é porque nos anos 70 as indústrias de tabaco começaram um trabalho pioneiro de incentivo ao plantio de espécies energéticas para as estufas de cura do tabaco. O fomento ao cultivo de plantas exóticas aliado ao um trabalho de conscientização dos produtores deu os resultados observados atualmente. Isso porque, em poucos anos, o uso de lenha da mata foi substituído por eucaliptos cultivados especificamente para as estufas e a floresta nativa começou a se recuperar.
Foi, portanto, graças a esse esforço conjunto que o setor se tornou autossustentável na produção de lenha e atualmente pode apresentar índices de cobertura vegetal acima dos de diversas outras culturas agrícolas. Além disso, o incentivo à diversificação das propriedades é outro aspecto que leva à manutenção das florestas, pois o trabalho de assistência técnica e de gestão oferecido pelas indústrias tem o princípios de utilizar eficientemente todos os recursos da propriedade e isso inclui cuidar da água, do solo e da mata.
SAIBA MAIS – O Dia da Árvore tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza. A data foi escolhida por anteceder o início da primavera no hemisfério Sul.