Reflorestando o campo

É certo que o homem sempre precisou da madeira como matéria prima para suas mais diversas obras – desde a construção de moradias até como combustível para trens. Com a intensificação da discussão sobre as consequências do desmatamento a partir de 1970, percebeu-se a necessidade da utilização de uma matéria-prima que resolvesse esse problema. E o eucalipto, esse que já vinha sendo plantado no Brasil desde 1903, seria a madeira ideal para acabar com esse problema, pois além de ter um porte alto também tem um crescimento rápido.

Hoje o Brasil tem uma extensa área de terras reflorestadas com eucaliptos, que são usados como matéria prima na construção civil, na produção de carvão vegetal e claro na produção de celulose para termos o papel.

Na minha propriedade o eucalipto é de extrema importância, pois o usamos como lenha para a fornalha durante a cura do tabaco. E esse ponto eu gostaria de destacar também porque na cultura do fumo é estritamente proibido usar qualquer tipo de lenha proveniente de madeira nativa. Se o produtor for pego usando ele perde o contrato com a empresa na hora. Isso é extremamente importante porque assim se evita o desmatamento ilegal.

MÊS NA PROPRIEDADE DOS REBINSKI

No decorrer do mês de julho foi o período da baldeação da lenha que foi cortada lá atrás e da construção da nova estufa que substituirá a antiga estufa “carijó”. E claro, tem todos os tratos culturais dos canteiros, como por exemplo o repique, a poda e a adubação.

Deixo novamente o convite a vocês para conhecerem a página Fumicultores do Brasil no Facebook onde diariamente vocês podem acompanhar um pouco do nosso dia a dia. Nos vemos novamente mês que vem com mais um texto.  Forte abraço a todos.

Colunista

Anderson Rebinski

Produtor de tabaco de Ivaí, município localizado na região sudeste do Paraná. Agricultor desde os 18 anos, aos 20 anos criou a fanpage Fumicultores do Brasil e desde então vem desempenhando um trabalho de divulgação sobre a produção de tabaco e a agricultura familiar. Atualmente a página no Facebook administrada por ele conta com mais de 300 mil seguidores.