Há 24 anos, o campo é mais limpo graças à logística reversa das embalagens

No dia 23 de outubro do ano 2000, iniciou-se uma ação de coleta das embalagens de defensivos, melhorando o setor rural por tornar o campo mais limpo e beneficiar o meio ambiente. Desde então, roteiros itinerantes percorrem localidades rurais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina dando início à logística reversas dos recipientes plásticos, que seguem para separação e, posteriormente, para reciclagem. Trata-se do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, uma ação do setor do tabaco que é sucesso graças à adesão dos produtores, ao empenho das equipes de recebimento e às parcerias com instituições que promovem a destinação correta dos materiais.

O permanente trabalho de conscientização dos empreendedores que produzem tabaco garante a entrega das embalagens tríplice lavadas e secas, possibilitando altos índices de reciclagem dos recipientes recebidos pelo Programa, pois mais de 90% dos materiais são transformado em outros produtos. A ampla divulgação dos roteiros nas mídias regionais e a entrega de convites pelas equipes de campo das empresas associadas ao SindiTabaco promovem uma mobilização para que as informações cheguem à totalidade dos produtores.

Atualmente, equipes do Programa percorrem 10 roteiros, com coleta em 1,8 mil localidades, beneficiando 108 mil produtores rurais de 385 municípios do Sul do Brasil com a destinação correta das embalagens dos produtos usados em suas lavouras. Na entrega das embalagens, são emitidos recibos válidos perante os órgãos de fiscalização ambiental e sanitária.

SAIBA QUE

– A iniciativa do setor do tabaco antecede a legislação sobre logística reversa dos recipientes de produtos usados na produção agrícola. Foi em janeiro de 2002 que passou a viger o Artigo 53, do Decreto 4.074, que determina a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos.

– Mais de 90% das embalagens recebidas pelo programa do setor do tabaco são recicladas, dando origem especialmente a produtos plásticos usados na construção civil.

– E menos de 10% do material coletado acaba não sendo apto para reciclagem e é enviado a aterros sanitários licenciados por órgãos ambientais.

– No Paraná, iniciativas de coleta de embalagens de defensivos realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco.

ROTEIROS VIGENTES

Após o encerramento do roteiro pela região Serra-Planalto do Rio Grande do Sul (em 11/10), as equipes do Programa iniciam o recebimento em 25 municípios da região Centro do RS. O roteiro começa dia 14 de outubro e irá até 4 de novembro, abrangendo os seguintes municípios: Paraíso do Sul, Agudo, Formigueiro, Restinga Seca, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, Santa Maria, Itaara, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Toropi, Quevedos, Jari, São Vicente do Sul, Mata, Jaguari, Santiago, Unistalda, São Francisco de Assis e Nova Esperança do Sul. CLIQUE AQUI e veja o roteiro completo do Programa de Recebimento de Embalagens.