SindiTabaco e Afubra promovem tarde de conscientização em Santa Cruz do Sul

1 . OUT . 2024 Releases

Outubro 2024 – Mais de 600 pessoas participaram do 14º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, na tarde desta terça-feira, 01 de outubro, em Santa Cruz do Sul (RS). Promovidopelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, com apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o evento encerrou a programação de seminários de 2024.

No mês de julho, os eventos foram realizados no Paraná, nos municípios de Irati e Palmeira; e, em Santa Catarina, em Canoinhas e Santa Terezinha, com a participação de 1,5 mil pessoas. Além de produtores de tabaco, participaram agentes de saúde, diretores de escolas, conselheiros tutelares e autoridades locais e regionais.

A programação teve muita interatividade com o público que participou do podcast Vida no Campo, uma peça teatral que encena um programa de rádio online e que conta com a participação de especialistas sobre os temas abordados. 

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, saudou os participantes. “Esses momentos são muito importantes para reforçar as orientações junto aos produtores e conscientizar sobre dois temas muito importantes para o nosso negócio. A palavra que melhor resume os objetivos do Ciclo é ‘proteção’. A proteção do futuro das crianças e dos adolescentes; a proteção dos produtores; e a proteção do nosso negócio. Ao desenvolvermos nossas crianças, para que estejam preparadas para melhor conduzirem suas vidas no futuro, e ao protegermos a saúde e a segurança dos produtores, estamos também zelando pela sustentabilidade da cadeia produtiva do tabaco e a manutenção do Brasil na liderança mundial de exportações há mais de 30 anos”, avalia o presidente do SindiTabaco Iro Schünke.

O presidente da Afubra, Marcilio Drescher, reforçou a importância da educação. “Somos uma cadeia produtiva organizada, referência em qualidade, integridade e também em produção sustentável. É importante que tenhamos esse olhar de fazer as coisas bem-feitas, para que nossos filhos possam seguir nessa atividade que gera renda e que tenhamos os cuidados necessários para que possamos ter qualidade de vida no futuro”, reforçou Drescher.

CARTILHA – As principais mensagens do Ciclo de Conscientização podem ser conferidas na cartilha que é distribuída aos produtores de tabaco pelos orientadores agrícolas. O conteúdo também é disseminado por campanhas de mídia sazonais que reforçam anualmente as mensagens. Conheça a cartilha de orientação sobre os temas

SOBRE O SINDITABACO – Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. As ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde mais de 98% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 626 mil pessoas no meio rural, em 509 municípios. Saiba mais em www.sinditabaco.com.br

Fotos: Junio Nunes

Contato com a imprensa

AND,ALL

Daniella Turano – daniella.turano@andall.ag – (11)  98596-7477

Eliana Stülp Kroth – eliana.stulp@andall.ag – (51) 99667-7405

Roberta Sena – roberta.sena@andall.ag – (11) 98435-6712