Perfis do Produtor e da Indústria

Perfil do Produtor

O cultivo de tabaco no Brasil tem como base as pequenas propriedades, em média com 15,2 hectares, sendo que destes, apenas 16,6% são dedicados à produção da folha. Apesar da pequena lavoura plantada, o cultivo representa 47,9% da renda familiar dos agricultores segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A área restante é reservada para culturas alternativas e de subsistência (35,6%), criações de animais e pastagens (20,6%), florestas nativas (16%) e reflorestamento (11,2%). Segundo a Afubra, 28,1% das famílias que produzem tabaco não possuem terra própria, ou seja, aproximadamente 40 mil famílias desenvolvem a cultura em regime de parceria ou arrendamento.

Ciente desse perfil, há décadas as indústrias de beneficiamento de tabaco incentivam os produtores a diversificar suas atividades, justamente para que não dependam exclusivamente de uma cultura. Por meio de atividades paralelas, os agricultores reduzem seus custos com a alimentação da família e de animais criados na propriedade, e aumentam a renda com a comercialização de excedentes de produção. É uma forma de melhorar a qualidade de vida das famílias e contribuir para que permaneçam no meio rural, reduzindo as chances de êxodo para os centros urbanos.

Tamanho das Propriedades

Safra 2015/2016

Hectares

Famílias

40.537 28,1
de 1 a 10
51.398 35,6
de 11 a 20
33.710 23,4
de 21 a 30
12.742 8,8
de 31 a 50 4.693 3,3
Mais de 50 1.242 0,9
144.320 100

Perfil da Indústria

A indústria do tabaco do Sul do Brasil é composta por empresas de pequeno, médio e grande porte. Estas empresas estão entre as mais sofisticadas do gênero no mundo, utilizando modernos conceitos de produção e equipamentos de industrialização de última geração.

Os municípios de Santa Cruz do Sul (foto) e Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, concentram o maior número de empresas, constituindo o maior complexo de processamento de tabaco do mundo.

Em Santa Catarina e no Paraná, as indústrias de beneficiamento e industrialização de tabaco estão localizadas nas cidades de Rio Negro (PR) e Araranguá e Blumenau (SC). A renda gerada a partir da indústria é decisiva nos municípios em que atua por proporcionar, além dos postos diretos em suas unidades industriais, diversos empregos indiretos

[ English ]