Diversificação

A diversificação de culturas nas propriedades onde o tabaco é produzido já é incentivada há décadas pelo setor como forma de complementar a renda dos produtores. A orientação ganhou reforço nos últimos anos por meio de parcerias com entidades públicas. Atualmente, de acordo com dados da Afubra, apenas 16,6% da área média total da propriedade é utilizada para o cultivo do tabaco. O restante é reservado para outras atividades agrícolas ou pecuárias (milho, feijão, soja, criação de animais, pastagens, açudes e florestas – nativas e de reflorestamento). Conheça os programas que estimulam a diversificação:

Reflorestamento
Há mais de 30 anos as indústrias estimulam o reflorestamento como diversificação da propriedade. Além de preservar a mata nativa e garantir lenha para as estufas, o produtor pode aumentar sua renda com a venda de excedentes.

Programa Plante Milho e Feijão após a Colheita do Tabaco
Em atividade desde 1985, o programa tem a expectativa de envolver os 144 mil produtores da Região Sul, incentivando-os no plantio de culturas alternativas com o aproveitamento da adubação residual da lavoura de tabaco, o que reduz os custos de produção. Além da estrutura de campo das empresas associadas ao SindiTabaco, técnicos das entidades parceiras também irão atuar na divulgação das vantagens do plantio da safrinha.

Programa RS Mais Grãos
Estufas já existentes nas propriedades, utilizadas para a cura do tabaco, podem servir também para secar e armazenar os grãos durante os meses em que ficam ociosas. Além da venda direta dos grãos, proporcionando o aumento da renda, essa produção também pode incrementar a agricultura de subsistência e estimular outras formas de diversificação na propriedade, como a pecuária. O programa do governo do Estado do Rio Grande do Sul, lançado em outubro de 2013, em parceria com o SindiTabaco e a Afubra, tem a meta de atingir 30,7 mil propriedades rurais em dez anos.

Programa RS Mais Água, Mais Renda
Utilizar a tecnologia para aumentar a qualidade e a produtividade das lavouras é o grande objetivo do programa Mais Água, Mais Renda, desenvolvido pelo governo do Rio Grande do Sul. O setor do tabaco assinou termo de cooperação para incentivar que a irrigação chegue às pequenas propriedades com custo acessível e condições facilitadas aos interessados.

[ English ]