Dimensões do Setor

A

importância socioeconômica do tabaco para a região Sul do Brasil é indiscutível. Presente em 574 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, na safra 2015/16 o tabaco foi cultivado em 293 mil hectares, por 144 mil produtores integrados. Um universo de aproximadamente 576 mil pessoas participa desse ciclo produtivo no meio rural, somando uma receita anual bruta de R$ 5,2 bilhões segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A produção alcançou 539 mil toneladas, sendo que deste volume 52% foram produzidos no Rio Grande do Sul, 28% em Santa Catarina e 20% no Paraná, gerando também 40 mil empregos diretos nas indústrias de beneficiamento instaladas no País.

Com esses números o Brasil se mantém em destaque no cenário mundial, ocupando as posições de 2º maior produtor mundial e, desde 1993, de maior exportador de tabaco do mundo. Do total mais de 85% destinam-se ao mercado internacional. Clientes de todo o mundo – 97 países – são abastecidos com o tabaco brasileiro. Em 2015, as exportações do setor alcançaram 517 mil toneladas e divisas de US$ 2,19 bilhões/FOB*.

*Abreviatura do termo em inglês “free on board” que significa “posto a bordo” (Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).

[ English ]