Certificação do Tabaco

O tabaco brasileiro já é um produto de elevado padrão de qualidade e integridade, mas agora pode contar com uma chancela oficial que certifica que a produção foi obtida de forma segura e sustentável, com reduzido impacto ambiental, maior responsabilidade social e rastreabilidade garantida. Trata-se da Produção Integrada do Tabaco, programa oficial do governo brasileiro estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O sistema de Produção Integrada normatiza os procedimentos aplicados ao processo produtivo, por meio de procedimentos de rastreabilidade, de modo a garantir ao mercado consumidor o nível de qualidade e segurança do produto. A partir da certificação torna-se viável comprovar a origem e os métodos empregados na geração dos produtos, por meio de registros formais e auditáveis, sobre princípios de sustentabilidade dos sistemas produtivos e sua relação direta com as demandas, ambiental, econômica e social. Conheça os principais benefícios:

  • Produtores: oportunidade para redução de custos de produção, produção diferenciada e garantia de continuidade no mercado;
  • Indústrias beneficiadoras: reconhecimento em sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e maior diferencial competitivo no mercado global;
  • Clientes: maior grau de segurança em relação à qualidade dos produtos, resíduos conforme padrões brasileiros e internacionais, e garantia de rastreabilidade e sustentabilidade dos processos.
  • [ English ]