Santa Cruz do Sul sedia reunião do CORESTA

Enviar Por E-mail Enviar Por E-mail Imprimir Imprimir

Representantes de dez países e que integram o Board da entidade com sede na França, estiveram reunidos no SindiTabaco durante três dias

Fevereiro de 2017 – Nesta semana, Santa Cruz do Sul recebeu o Board do Centro de Cooperação para Estudos Científicos em Tabaco (CORESTA), com sede na França. O evento contou com a presença do Presidente, Huub Vizée, e do Secretário Geral da entidade, Pierre-Marie Guitton, além de diversos pesquisadores, cientistas, consultores e representantes de centros de pesquisa relacionados a tabaco oriundos de 10 países, como Estados Unidos, Coréia, China, Suíça, França, Japão, Alemanha, México, Holanda e Inglaterra. O grupo esteve reunido na sede do SindiTabaco até esta quarta-feira ao meio dia debatendo diversos temas relacionados à pesquisa e desenvolvimento na indústria do tabaco. Durante as atividades, o grupo também teve acesso aos principais números do setor, apresentados pelo presidente do SindiTabaco, Iro Schünke e seus assessores. O sistema integrado de produção e projetos desenvolvidos pelo SindiTabaco, bem como os trabalhos do Instituto Crescer Legal também foram apresentados. A programação contou ainda com uma visita a produtores de tabaco e a usina de beneficiamento do produto.

O Presidente e o Secretário do CORESTA permaneceram em Santa Cruz até esta sexta-feira para participar de reuniões com a Comissão Organizadora do próximo Coresta Agro-Phyto Groups Meeting. O encontro teve por objetivo trocar informações acerca dos preparativos do evento, bem como para visitar os locais onde será realizado, na Universidade de Santa Cruz do Sul, de 22 a 26 de outubro deste ano.

O grupo com profissionais de 10 países reunidos nesta semana na sede do SindiTabaco, em Santa Cruz do Sul

Foto – Divulgação

SOBRE O CORESTA – O Centro de Cooperação para Estudos Científicos em Tabaco (Coresta) é uma associação fundada em 1956, regida pela legislação francesa, cujo objetivo é promover a cooperação internacional nos estudos sobre tabaco. Os 150 membros titulares da entidade são organizações, incluindo empresas, institutos, laboratórios e associações, com atividades relacionadas ao tabaco e seus produtos, seja no campo de produção (agronomia, melhoramento genético, fitopatologia) ou nas unidades de fabricação, química, metrologia ou materiais (papel de cigarro e filtros). Os associados estão sediados em mais de 40 países e representados em mais de 50 por meio de suas subsidiárias e afiliadas. No site www.coresta.org, é possível acompanhar todas as deliberações do Coresta.

SOBRE O SETOR DO TABACO – O Brasil é o 2º maior produtor e o 1º no ranking mundial de exportações de tabaco em folha há mais de 20 anos. O Sistema Integrado de Produção é responsável por esta liderança, pois prima pela qualidade e a integridade do produto, com assistência técnica e garantia de compra aos produtores. Esta liderança também está relacionada à produção sustentável no País, com ações relacionadas à saúde e segurança do produtor, preservação do meio ambiente e proteção da criança e do adolescente, área em que é considerado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) um exemplo. O setor do tabaco é pioneiro e tem servido de modelo para outras culturas do agronegócio.

Contato com a Imprensa:

MSLGROUP Andreoli
Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322 / (11) 96477-2701
Eliana Stülp Kroth – eliana.stulp@mslgroup.com – (51) 3713-1777 / (51) 9708-5539
www.mslgroupandreoli.com.br