Colheita Segura

Pequenas atitudes como usar a vestimenta específica, luvas adequadas e calçado fechado, bem como evitar a colheita quando as folhas estiverem molhadas por chuva ou orvalho, possibilitam ao produtor uma colheita segura. Ao evitar o contato com o tabaco verde úmido, o produtor previne a exposição à nicotina das folhas e uma possível intoxicação conhecida como Doença da Folha Verde do Tabaco.

Além dos altos investimentos feitos nas pesquisas de desenvolvimento de uma vestimenta eficaz, as empresas tem investido em informação e conscientização, com o objetivo de preservar a saúde e a segurança dos produtores integrados. Em 2014, mais de 1,3 mil orientadores agrícolas foram capacitados sobre o tema e distribuíram aos produtores integrados um folder que aborda os cuidados relacionados à doença.

PESQUISA – A vestimenta de colheita que os produtores recebem ao preço de compra pelas empresas começou a ser desenvolvida em 2009, quando o SindiTabaco contratou um consultoria especializada* para pesquisa, desenvolvimento e descrição das especificações técnicas da vestimenta. Entre 2010 e 2011, uma segunda empresa** foi contratada, desta vez para avaliar a eficácia da vestimenta, sua segurança operacional e o grau de proteção à Doença da Folha Verde do Tabaco. O estudo comprovou cientificamente que a vestimenta de colheita assegura uma diminuição de 98% da exposição dérmica, sendo considerada altamente eficiente no controle do problema. Além disso, a vestimenta foi desenvolvida prevendo um maior conforto térmico aos trabalhadores.

* Professor Luiz Carlos Castanheira (UNICAMP – Campinas/SP): engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho, consultor autônomo em segurança do trabalho e higiene do trabalho rural.

** Planitox, de Campinas, dirigida pelo médico Dr. Flávio Zambrone.

Saiba Mais no Folder

Saiba mais sobre a Doença da Folha Verde do Tabaco

[ English ]