Programa Crescer Legal promove workshop para gestores do setor do tabaco

16 . FEV . 2012 Releases

O SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) e a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), por meio do Programa Crescer Legal, promoveram na última quinta-feira, 16 de fevereiro, um workshop para gestores sobre trabalho infantil. O evento reuniu diretores e gerentes de Produção das empresas associadas, bem como gerentes de filiais, no Hotel Águas Claras Higienópolis, em Santa Cruz do Sul (RS), com o objetivo principal de debater, analisar e validar o Treinamento Crescer Legal – Desafios para uma Consciência Sustentável. O mesmo será realizado no decorrer do ano para as equipes de campo das empresas associadas e da Afubra.

O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, abriu o encontro que classificou como uma oportunidade de renovar conhecimentos a respeito do assunto e alinhar as próximas ações do Programa Crescer Legal. “Este é o primeiro passo de um extenso treinamento que vamos promover junto às equipes de campo das empresas e da Afubra. Os orientadores são fundamentais no processo de conscientização dos produtores de tabaco sobre o tema, mas antes deles, precisamos internalizar esta consciência nos gestores de nossas empresas. Nossa expectativa com este encontro foi uniformizar a mensagem que será levada ao campo, ampliando a conscientização e o comprometimento das empresas e dos produtores”, frisou Schünke.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho de Santa Cruz do Sul, Enéria Thomazini (foto), trouxe aos participantes alguns dos principais argumentos para o combate ao trabalho infantil, além de repassar a legislação vigente a respeito do assunto. “O aparato legislativo deve ser cumprido, pois a vedação ao trabalho infantil visa ao desenvolvimento da criança e do adolescente. É importante que a ação fortaleça o engajamento neste que é um grande desafio para toda a sociedade”, afirmou, lembrando que o trabalho infantil e de adolescentes é um problema em diversos setores do País.

Os professores da Escola de Negócios da Universidade Positivo, de Curitiba, Francisco Ferraes Neto e Valmor Rossetto, trouxeram aos participantes o cronograma e o plano de ação do treinamento voltado aos orientadores. Eles também frisaram a importância da liderança e da motivação das equipes para alcançar os resultados almejados. Também participaram do workshop a diretoria do SindiTabaco, representantes da Afubra e do Comitê do Programa Crescer Legal.