Quem são os maiores produtores de tabaco do Brasil?

Enviar Por E-mail Enviar Por E-mail Imprimir Imprimir

Municípios gaúchos lideram ranking de produção de tabaco. Os 10 maiores produtores respondem por mais de 20% do total da produção brasileira.

Janeiro 2013 – A Região Sul do Brasil concentra 96% da produção do tabaco brasileiro, com 710 mil toneladas produzidas na safra 2011/12. O município gaúcho de Venâncio Aires ocupa a liderança do ranking, com mais de 24 mil toneladas, de acordo com dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Em volume de produção aparecem na sequência: Canguçu (RS), São Lourenço do Sul (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Canoinhas (SC), Candelária (RS), Vale do Sol (RS), Camaquã (RS), Itaiópolis (SC) e Rio Azul (PR). Na lista dos top ten, os municípios gaúchos ocupam sete posições.

“Estas cidades possuem tradição na plantação de tabaco e tem nesta cultura a mola propulsora da economia. Inclusive, o desenvolvimento de algumas delas se baseou especificamente do trabalho dos produtores e da instalação de empresas de beneficiamento da folha, como é o caso de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul”, avalia o presidente do SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), Iro Schünke.

Canguçu, o segundo no ranking, é exemplo dos avanços promovidos pela cultura. O município, localizado ao sul do estado gaúcho, possui o maior número de minifúndios do Brasil, com 14 mil propriedades rurais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Responsável por um acréscimo de cerca de R$ 100 milhões na economia local, a cultura do tabaco é a principal atividade agrícola de Canguçu, contribuindo para fixar mais de 60% da população no campo e para a expansão do comércio na cidade. Os agricultores se dedicam ainda a outras culturas, como batata, frutas, feijão e leite.

Em Candelária, na região central do Rio Grande do Sul, os mais de 3,5 mil produtores de tabaco do tipo Virgínia impulsionam a economia local. O cultivo movimentou R$ 91 milhões na última safra, valor que ultrapassa os quase R$ 58 milhões do orçamento municipal previsto para 2013.

Ranking dos maiores produtores de tabaco – Safra 2011/12

Município

Produção (toneladas)

Número de produtores

Venâncio Aires 24.127 4.988
Canguçu 18.735 4.870
São Lourenço do Sul 18.343 4.098
Santa Cruz do Sul 16.726 4.220
Canoinhas 14.868 2.577
Candelária 14.488 3.542
Vale do Sol 14.175 3.020
Camaquã 13.459 2.598
Itaiópolis 12.397 2.209
Rio Azul 11.962 2.472
TOTAL 159.280 34.594

Fonte: Afubra

PROPRIEDADE DIVERSIFICADA

Com uma média de 16,7 hectares, apenas 15,4% da propriedade é destinada a produção de tabaco, que responde por 56% da renda do produtor. O perfil da propriedade, levantamento realizado pela Afubra, demonstra que o produtor está mais aberto à diversificação e consciente sobre a preservação ambiental.

Na análise da safra 2011/2012, além do plantio de tabaco, o cultivo do milho responde por 22,5%, a soja por 7,8%, o feijão por 1,8% e outras culturas 3%. A pastagem responde por 20,4% e o índice de cobertura florestal supera os 29% com áreas de mata nativa preservada (16,9%) e reflorestada (12,2%).

Contato com a imprensa:

Andreoli MSL Brasil