Programa recolhe embalagens vazias de agrotóxicos na região Centro Norte

18 . DEZ . 2014 Releases

Janeiro 2015 – Entre 05 e 27 de janeiro, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos percorrerá a região Centro Norte de Santa Catarina. Serão 16 municípios contemplados com o roteiro que inicia em Porto União e Irineópolis, na próxima segunda-feira.

MUNICÍPIOS CENTRO NORTE (SC)
05 a 27 de janeiro 2015
Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Timbó Grande e Três Barras.

Saiba quais são os pontos de coleta nos municípios

Em 2015 o programa itinerante desenvolvido pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) e empresas associadas, com o apoio da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), completará 15 anos de atividades. Desde o ano 2000 – antes mesmo de existir a lei que determinasse a devolução dos recipientes (Decreto 4.074/2002, artigo 53) – a cadeia produtiva do tabaco tem se preocupado de forma efetiva com o descarte das embalagens de agrotóxicos que são utilizadas na lavoura do produtor.

Atualmente são 563 municípios e 2,3 mil pontos de coleta, beneficiando mais de 130 mil produtores gaúchos e catarinenses. No Paraná, iniciativas semelhantes realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco. Aos produtores que aderem ao programa são fornecidos recibos – fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.

“Até o momento foram mais de 11,2 milhões de embalagens tríplices lavadas recolhidas e encaminhadas para reciclagem. Mas é importante ressaltar que pesquisas oficiais apontam o tabaco brasileiro como o produto comercial agrícola que menos utiliza agrotóxico. Por serem agricultores diversificados, os produtores de tabaco tem também a oportunidade de entregar as embalagens de produtos que foram utilizadas em outras culturas”, destaca Iro Schünke, presidente do SindiTabaco.