Programa de Recebimento de Embalagens percorre o Centro Norte catarinense

2 . AGO . 2016 Releases

Agosto 2016 – Até o dia 17 de agosto as equipes do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos vão percorrer municípios do Centro Norte de Santa Catarina. Os produtores de tabaco devem levar as embalagens tríplice-lavadas até o ponto de coleta mais próximo, conforme os convites/avisos entregues pelos orientadores agrícolas da região ligados às empresas associadas ao Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O roteiro completo está disponível no site do SindiTabaco.
Acesse o roteiro completo

Com 16 anos de atuação, o programa é exemplo de logística reversa. Com ele, os produtores integrados de tabaco têm dia, hora e local marcados para se desfazerem das embalagens vazias de agrotóxicos, inclusive aquelas de produtos usados em outras culturas. A ação é permanente e itinerante e abrange 563 municípios do Rio Grande o Sul e de Santa Catarina, com 2,3 mil pontos de coleta, favorecendo mais de 130 mil produtores de tabaco.

Em 2015, quando o sistema de recebimento de embalagens passou a contar com o uso de tablets para o registro de dados e emissão dos comprovantes aos agricultores, a coleta de dados se tornou mais fácil e precisa. As anotações passaram a ser feitas em um aplicativo desenvolvido especialmente para o programa, pelo qual também ocorre a impressão dos documentos entregues aos produtores. Aos produtores que aderem ao programa são fornecidos comprovantes – importantes para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.

*Banco de Imagens SindiTabaco