Preço e classificação do tabaco são temas de audiência pública durante Expoagro Afubra

Março 2017 – Segundo produto na pauta de exportações gaúchas e sexta cultura agrícola no País, o preço e a classificação do tabaco foram temas de audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do RS durante a 17ª Expogro Afubra. O evento realizado nesta quinta-feira, 23 de março, no Parque de Exposições, em Rincão Del Rey, Rio Pardo (RS), contou com a participação de entidades representativas dos produtores, representantes das indústrias, parlamentares, produtores rurais e imprensa.

Todos os assuntos relacionados à comercialização (custo de produção, negociação de preço e classificação) são tratados diretamente e individualmente entre empresas e representação dos produtores. Mesmo sem fazer parte da negociação, o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, participou da audiência pública.

“Em respeito aos produtores e seus representantes, bem como aos parlamentares que se envolvem com as principais demandas do setor, decidi participar do encontro de hoje. Estou há mais de 40 anos atuando no segmento e tenho visto safras melhores e piores, mas sempre com uma constante: o Sistema Integrado de Produção de Tabaco. Em 2018 a integração entre produtores e empresas completará seu centenário e uma parceria que se sustenta há tanto tempo é porque funciona. Cerca de 90% da produção brasileira é destinada à exportação, tendo ocorrido uma diminuição do consumo interno legal principalmente em função do contrabando. Claro que há questões que são inerentes ao momento da safra e isso é natural e acontece com todas as culturas. Ano passado, por exemplo, o produtor teve uma produtividade menor, mas teve uma compensação no preço auferido. Quanto mais próxima for a relação entre os elos da cadeia produtiva, melhor as coisas vão funcionar”, afirmou.

Contato com a Imprensa:

MSLGROUP Andreoli
Camila Holgado – camila.holgado@mslgroup.com – (11) 3169-9322 / (11) 96477-2701
Eliana Stülp Kroth – eliana.stulp@mslgroup.com – (51) 3713-1777 / (51) 9708-5539
Renato Fugulin – - renato.fugulin@mslgroup.com – (11) 3169-9318
www.mslgroupandreoli.com.br