Portal do Produtor Souza Cruz ultrapassa 1,2 milhão de visualizações

Outubro 2015 – Previsão do tempo com atualização diária, boletins meteorológicos, inovações tecnológicas e novos cultivares. Estas são algumas das informações que têm chamado a atenção dos produtores integrados à Souza Cruz que acessam o Portal do Produtor. Criado de forma pioneira pela empresa em outubro de 2013 com o objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento com os produtores integrados, a ferramenta de comunicação tem obtido resultados muito positivos neste período: 1,2 milhão de visualizações.

Dirigido aos 30 mil produtores integrados à empresa na Região Sul do Brasil, o uso da ferramenta cresceu 40% em 2015, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2014, foram 74 mil sessões, com 22,4 mil usuários, totalizando 473 mil páginas visualizadas. Já em 2015, somente no período de janeiro a setembro, o Portal contou com 72 mil sessões, de 23 mil usuários, em 490 mil páginas. “São números que demonstram a relevância e todo o potencial que a ferramenta tem, bem como o pioneirismo da Souza Cruz junto aos seus parceiros produtores integrados”, destaca o gerente de Serviços e Informações da Souza Cruz, Alberto Kauer.
Entre os conteúdos disponíveis no portal, destaque para a Nota Fiscal de Comercialização de Tabaco, que possibilita informações online do resumo da compra assim que o tabaco foi comercializado nas unidades da empresa; a Previsão do Tempo para 14 dias para todos os municípios em que os produtores residem; além de boletins climáticos trimestrais; notícias sobre o agronegócio; e cotações dos principais produtos agrícolas das diferentes regiões. “Em virtude da comercialização da safra, os meses de janeiro a julho são os o que têm recebido o maior número de acessos”, afirma Kauer.

ACEITAÇÃO - Acessar o Portal já faz parte do cotidiano do produtor Ismael Bastos Gomes, 31 anos, morador da localidade de Linha Henrique D’Ávila, interior de Vera Cruz (RS). “Eu acesso umas duas vezes por semana para olhar o tempo e também as novidades tecnológicas”, explica. Usando computador ou o smartphone, ele considera o avanço da tecnologia muito positivo para o setor agrícola. “Hoje em dia a gente só não se informa se não quiser”, frisa ele, que ao lado da esposa Márcia, produz 60 mil pés de tabaco, em 3,7 hectares.

Em Santa Catarina, o casal Leandro Pereira de Matos, 37 anos, e Laís Santos da Silva de Matos, 27, também encontrou no portal uma fonte de informação. “Acessamos pelo notebook umas três vezes por semana e gostamos principalmente das novidades e das reportagens sobre o clima e outras culturas”, destaca a produtora. Moradores da Estrada Geral Lagoa Mãe Luzia, Distrito de Hercílio Luz, município de Araranguá (SC), eles cultivam 65 mil pés de tabaco, na propriedade de nove hectares. “Informação sempre é bom”, completa.

RESPONSIVO – Pensando no uso da tecnologia móvel, o Portal do Produtor é responsivo, ou seja, é compatível com dispositivos que tenham acesso à internet, sejam computadores, celulares ou tablets. O produtor Luan Taras, 24 anos, morador da localidade de Balaios, no interior do município de Ivaí (PR), por exemplo, acessa o portal através do celular. “Inclusive quando estou na lavoura e sobra um tempinho, aproveito para ver as novidades”, garante ele, beneficiado pela presença de uma antena de telefonia celular nas proximidades da sua casa. “Facilitou muito a vida da gente. Eu acesso toda semana, para ver a previsão do tempo, as novidades, os cultivares e também as dicas de manejo, quando tenho alguma dúvida”, afirma o produtor integrado a Souza Cruz há 5 anos e que em 2015 produziu 70 mil pés de tabaco.

Crédito: Junio Nunes
Fonte: Four Comunicação