Philip Morris Brasil financia bolsas de estudo para filhos de produtores rurais

21 . MAR . 2013 Saiu na mídia

O presidente da AGEFA, Elton Roberto Hein, o diretor de Operações da PMB, Farley Weigel, e o presidente da AEFASC, Octávio Schaefer / Crédito: Divulgação

Santa Cruz do Sul (RS), 1º de março de 2013 – A valorização da educação no campo defendida pela Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) conta com um novo apoio a partir de 2013. Entre novos ingressantes e os atuais alunos do segundo e terceiro anos do curso, 21 alunos serão beneficiados por bolsas de estudo concedidas pela Philip Morris Brasil (PMB), caso as famílias dos estudantes optem pelo recebimento do auxílio.

A iniciativa da empresa atende principalmente os filhos de produtores de tabaco da região do Vale do Rio Pardo, que têm a possibilidade de ingressar em um curso de ensino médio profissionalizante, recebendo ao final dos estudos o título de técnico agrícola.

“A PMB apoia a iniciativa da Efasc em Santa Cruz do Sul, pois ela propicia conhecimento técnico para os jovens que hoje estão nas propriedades rurais, permitindo que eles adquiram um maior nível de educação e possam gerir o negócio da família no futuro ou ainda buscar trabalho na cidade com maiores chances de sucesso”, explica o diretor de Operações da PMB, Farley Weigel.

Sob a metodologia da Pedagogia da Alternância, o curso se baseia em uma proposta diferenciada de educação para o jovem do campo, com a realidade vivida pelo aluno trazida para dentro da sala de aula. Dessa forma, ao longo de três anos e meio, o aluno permanece uma semana na escola, em regime de internato, e a semana subsequente com a família, aplicando na prática os conhecimentos adquiridos.

Atualmente com 104 jovens em formação e cerca de 40 estudantes em processos de estágio profissional, oriundos de doze municípios da região, a Efasc conta com a colaboração das famílias dos educandos, de convênios com os municípios da região e do apoio de entidades como o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

As bolsas patrocinadas pela PMB garantem o financiamento de aproximadamente 70% da mensalidade dos alunos até a conclusão do curso.

Para o presidente da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), mantenedora da Escola, Elton Roberto Hein, “a Efasc, juntamente com seus vários parceiros, vem proporcionando aos filhos de agricultores familiares uma formação integral-técnica voltada para suas realidades, bem como das suas famílias, inseridos em mais de 90 comunidades do Vale do Rio Pardo, colocando assim, a Educação do Campo na agenda do dia de nossa região”.

Educação no campo

O apoio aos alunos da Efasc faz parte das iniciativas da PMB para ampliar as oportunidades de aprendizagem de jovens nas comunidades produtoras de tabaco e combater o trabalho infanto-juvenil. Desde 2011, a empresa mantém projetos de inclusão digital e cidadania para jovens de escolas públicas das regiões rurais de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Candelária. A iniciativa conta com a participação de prefeituras, do governo do Rio Grande do Sul, dos professores das comunidades e estagiários da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Sobre a Philip Morris Brasil

Com presença nacional, a Philip Morris Brasil (PMB) possui fábrica em Santa Cruz do Sul (RS) e sede em Curitiba (PR). É uma afiliada da Philip Morris International (PMI), presente em aproximadamente 180 países e líder do setor no mercado mundial. Detém sete das 15 marcas mais vendidas, entre elas Marlboro, a marca número um do mundo. Mais informações em www.pmi.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMB