Jovens aprendizes de Vera Cruz e Candelária apresentam resultados

16 . AGO . 2016 Releases

Agosto 2016 – Os aprendizes rurais de Candelária e Vera Cruz do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal se reuniram neste sábado, 13 de agosto, para o seminário de conclusão do primeiro eixo de conteúdos do curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural, dedicado às temáticas de identidade e estudos das propriedades rurais. O encontro foi realizado durante todo o dia no Ginásio do Grêmio Esportivo Olarias, em Linha do Rio, Candelária. Flávio Goettert, diretor financeiro do Instituto Crescer Legal, e Marta Maria Becker Emmel, secretária de Assistência Social de Candelária, participaram da abertura.

A programação da manhã contemplou um bate-papo sobre protagonismo e juventude rural entre os jovens protagonistas do meio rural. Na sequência, as educadoras do curso referência nos dois municípios, Bruna Ferreira Silva e Cristiana Rehbein, conduziram a apresentação dos resultados da primeira etapa do curso. Os pais dos jovens acompanharam o evento e puderam conferir o resultado das atividades realizadas. Na parte da tarde os aprendizes apresentaram uma peça teatral e receberam o palestrante Ainor Loterio, que falou sobre os desafios da sucessão rural de forma lúdica e motivacional. O encerramento das atividades do seminário foi marcado com uma degustação de produtos coloniais e certificação dos participantes.

SOBRE O CURSO – Atualmente, duas turmas do Programa estão em andamento em Candelária e Vera Cruz. Venâncio Aires iniciou as atividades nesta segunda-feira, 15 de agosto. Vale do Sol e Santa Cruz do Sul também deverão ter o piloto ainda em 2016. A contratação dos jovens se dá por meio das cotas de aprendizagem das empresas associadas ao Instituto. Apesar de terem vínculo com empresas, toda a carga horária é cumprida na instituição de aprendizagem, no contraturno escolar. Até mesmo as atividades práticas serão realizadas no mesmo horário do curso, como em laboratório de informática, pesquisas na propriedade, trabalhos junto à comunidade, visitas a entidades, visitas técnicas, seminários e viagens de estudo. O curso terá duração de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas. A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção, baseada em cinco eixos curriculares:

1. Estudos e análises das propriedades rurais;
2. Diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais;
3. Mapeamento de parcerias locais e alianças estratégicas;
4. Desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade;
5. Criação e estudos de viabilidade de desenvolvimento de um produto.

www.crescerlegal.com.br
www.facebook.com/institutocrescerlegal

Participantes do seminário

Educadoras Cristiana e Bruna