Instituto Crescer Legal apresenta curso em oficina da OIT

25 . MAIO . 2016 Releases

Adolescentes selecionados para o curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural são contratados como jovens aprendizes rurais pelas empresas associadas ao Instituto.

Maio 2016 – O Instituto Crescer Legal foi convidado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) a apresentar a experiência do Programa de Aprendizagem Profissional Rural durante a oficina de trabalho Integração de Experiências sobre Aprendizagem Profissional para Adolescentes e Jovens da Agricultura Familiar. O evento foi realizado no dia 24 de maio, em Porto Alegre, com o objetivo de fomentar o diálogo colaborativo e o conhecimento de experiências sobre Aprendizagem Profissional Rural existentes e contribuir com o Grupo Técnico de Estudos (GTE) na construção de um modelo de aprendizagem profissional adequado à realidade da agricultura familiar.

A Oficina de Trabalho recebeu integrantes do Judiciário, do Ministério Público do Trabalho, do Governo Federal, do Sistema S., Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Fórum Nacional e Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Fórum Nacional e Estadual de Aprendizagem Profissional e organizações não-governamentais. Foram convidadas organizações que já desenvolvem ações de Aprendizagem Profissional, especialmente de aprendizagem profissional voltada para adolescentes e jovens da Agricultura Familiar.

A consultora do Instituto Crescer Legal, Dra. Ana Paula Motta Costa, representou a entidade durante a atividade e apresentou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, que prevê cursos de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural. As primeiras turmas já estão em atividade em Candelária e Vera Cruz, onde 40 jovens foram contratados como aprendizes e receberão certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Os adolescentes foram selecionados entre os produtores rurais das localidades com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas associadas. A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção. Outras três turmas devem iniciar as atividades ainda em 2016, nos municípios de Venâncio Aires, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul.

Saiba mais sobre o Instituto Crescer Legal