Rastreabilidade

A

 possibilidade de rastrear o produto é, para os clientes, um diferencial que permite não apenas primar pela qualidade, como também controlar o uso de agrotóxicos e materiais estranhos indesejados. Uma das iniciativas é o Programa Tabaco Limpo, que visa conscientizar os agricultores de que eliminação de materiais estranhos e odores atípicos garantem a qualidade do produto, sinônimo de bom negócio para todos os envolvidos no processo.

A iniciativa conta com materiais impressos, como cartilhas, cartazes e folders que são distribuídos a todos os produtores, além de campanhas de mídia junto às emissoras de rádio da Região Sul. A campanha nas rádios é realizada de acordo com o andamento da safra, como as épocas de plantio, colheita e comercialização em cada município. Ao todo, cerca de 100 rádios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, integram a campanha. Para melhor assimilação, está dividida em três etapas distintas, com os seguintes enfoques:

1º – Importância do uso exclusivo de insumos recomendados e do controle de inços na lavoura;
2º – Eliminação de materiais estranhos nos procedimentos de colheita e cura do tabaco;
3º – Eliminação de materiais estranhos durante a classificação do produto nas propriedades.

C

ARTILHA – Nas cartilhas do Programa Tabaco Limpo, distribuídas aos produtores de tabaco da Região Sul, o agricultor encontra informações sobre os principais materiais estranhos que não devem ser encontrados no produto, bem como sobre os odores atípicos. Além disso, o material apresenta os cuidados que devem ser tomados em todas as fases da cultura e estabelece os compromissos entre a empresa e o produtor.

O Programa Tabaco Limpo complementa as ações já desenvolvidas pelas indústrias do setor de forma individual junto aos seus produtores integrados. Campanhas de conscientização e pesquisas sobre novas tecnologias para a produção de tabacos mais limpos e íntegros são atividades constantes das empresas do setor, como forma de manter o produto brasileiro como o mais limpo do mundo, assegurando, assim, a competitividade no mercado internacional.

Visualizar o folder

 

[ English ]