Família Dupont é exemplo de gestão e diversificação

17 . JUL . 2013 Saiu na mídia

Carlos Palma e Carlos Joel da Silva/FOTO: Junio Nunes

Rio Pardo (RS) – A família Dupont, moradora da localidade de João Rodrigues, interior de Rio Pardo (RS), abriu a sua propriedade, na manhã desta terça-feira, 16, para apresentar os resultados práticos do Programa Propriedade Sustentável/Produtor 10, desenvolvido pela Souza Cruz em parceria com diversas entidades, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc-SC), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep-PR).

Ao todo, 240 propriedades dos três estados do Sul do Brasil participam do programa focado em oferecer aos produtores rurais integrados ferramentas para aprimorar os sistemas produtivos e a gestão das propriedades, com ênfase no desenvolvimento sustentável, planejamento de atividades, gestão financeira e respeito às questões socioambientais.

Conforme o gerente de Assuntos Corporativos da Souza Cruz, Carlos Palma, durante os cinco primeiros anos do programa (2007-2012) foram avaliados diferentes arranjos produtivos nas propriedades participantes. O Programa desenvolve estudos que comparam as melhores alternativas de produção em cada propriedade, em função dos recursos disponíveis para o produtor e sua aptidão. Neste contexto, a produção de tabaco é uma destas alternativas, aliada a outras culturas, como por exemplo, cebola, feijão, milho, soja e produção de bovinos de corte e de leite.

Familia Dupont/FOTO: Junio Nunes

“Com base em indicadores que apontam o custo de produção, a margem de lucro, a renda bruta e a utilização da área é possível planejar e buscar as melhores alternativas para cada propriedade e para cada região”, salientou. De acordo com Palma, a visão da propriedade passa a ser de uma unidade produtiva como um todo. “Não se avalia somente o resultado de uma cultura ou atividade, mas se busca identificar o arranjo produtivo ideal”, completou o gerente.

Já o vice-presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, destacou a importância do Programa Propriedade Sustentável para a melhoria da qualidade de vida no campo, bem como para a permanência dos jovens no meio rural. “É uma iniciativa focada no planejamento da propriedade, no controle de gastos e que traz junto, a capacitação do produtor e da sua família”, frisou. Conforme Silva, a Fetag acredita que o programa possa ser uma alternativa viável para a agricultura familiar. “Queremos um campo com gente e esta iniciativa vai contribuir para isso”, destacou.

VISITA – Um rápido passeio pela propriedade da família Dupont já mostra porque a área, de 18 hectares, tem sido modelo de gestão, organização e diversificação. Além do cultivo do tabaco, em 4,8 hectares, a família ainda investe na criação de suínos e gado, bem como no cultivo de milho, que este ano produziu 100 sacas por hectare, num total de 600 sacas para comercialização. Adepto da rotação de culturas, a palhada já está pronta para receber a próxima safra, cujas mudas estão em desenvolvimento no sistema float.

Integrada à Souza Cruz há 25 anos, com a produção de mais de 15 mil quilos de tabaco por safra, a família Dupont também investe em novas tecnologias – como a irrigação por gotejamento – e no uso de práticas sustentáveis, como à adequação a NR31, com a construção de novo depósito de agrotóxicos, e preservação da mata nativa.