Setor tabagista mobiliza-se para COP 5

11 . MAY . 2012 Saiu na mídia

Sorry, this content is available only in Portuguese.

Tendo em vista a realização da 5ª Conferência das Partes (COP 5), no mês de novembro, na Coréia do Sul, representantes do setor tabagista voltam a se mobilizar para evitar novas e graves restrições à produção de tabaco. Nesta quinta-feira, 10, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider, e o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, estiveram com o prefeito Airton Artus para solicitar apoio ao líder venâncio-airense. O assunto deve ser levado pelos municípios da região à 15ª Marcha dos Prefeitos, de 15 a 17 de maio, em Brasília.

Esse ano, a COP 5 deve colocar em pauta, entre outros assuntos, a limitação ou redução das áreas plantadas com tabaco, o corte dos mecanismos de apoio aos produtores (orientação técnica) e o fim dos preços mínimos de suporte. A informação de que a posição do governo brasileiro será a favor das restrições preocupa o setor. “Queremos mostrar, mais uma vez, os prejuízos que, especialmente os municípios, terão com a aplicação dessas medidas. Precisamos fazer valer uma voz dissidente das intenções do governo brasileiro”, explica Romeu Schneider.

O prefeito Airton Artus, que contribuiu para a elaboração do texto-base de manifesto contra as propostas da COP 5, pretende levar o assunto à Marcha dos Prefeitos, na próxima semana. Para Artus, em razão das pressões internacionais e de alguns segmentos da política nacional, é preciso manter mobilização constante em defesa da fumicultura.

O documento entregue a Airton Artus e outros prefeitos da região apresenta uma síntese dos prejuízos que os municípios sofrerão caso as propostas sejam aceitas pelo Brasil na próxima Conferência das Partes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Venâncio Aires