Curso de Aprendizagem vai qualificar pessoas com deficiência em Venâncio Aires

9 . ABR . 2013 Saiu na mídia

Pessoas com deficiência buscam qualificação para mercado de trabalho

Venâncio Aires (RS) – Nos olhos dos alunos que iniciaram o Curso de Aprendizagem para Pessoas com Deficiência (PcD’s), na manhã desta terça-feira, 9, era possível constatar diferentes emoções. Enquanto alguns tinham a tradicional curiosidade do início das aulas, outros pareciam assustados com a oportunidade de começar uma nova fase nas suas vidas, que vai culminar com a entrada no mercado de trabalho.

A aula inaugural do curso, uma iniciativa inédita no setor fumageiro e em Venâncio Aires (RS), aconteceu numa das salas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e contou com a presença, além dos professores e dos alunos, de colaboradores da Alliance One e gerência da escola profissionalizante.

O aluno Jonatas Bruni da Silva, 19 anos, afirmou estar preparado para qualquer desafio. “Todos sempre elogiaram o meu esforço em buscar novas oportunidades e quero que aconteça o mesmo aqui”, relatou. Ele também destacou que quer, no final do curso, seguir como colaborador da Alliance One. A mesma expectativa tem a aluna Fabiane Siqueira Rolim, 28 anos. “Quero aprender muito neste curso para ter uma oportunidade na empresa”, revelou. Fabiane é filha da colaboradora safrista Elisabete Rosane Siqueira Rolim, que trabalha na Destala Manual. Funcionária da Alliance One há três safras, ela possui outra filha que também está inscrita no curso.

Os alunos, candidatos às vagas de auxiliar de Linha de Produção, foram divididos em duas turmas de 12 pessoas, com as aulas sendo realizadas nos turnos da manhã e tarde. O curso terá duração de 800 horas, divididas em 400 teóricas no Senai e 400 horas práticas na empresa. Os outros 20 candidatos vão participar do Curso de Assistente Administrativo, com aulas à tarde. Todos os candidatos possuem alguma deficiência, seja intelectual, física, auditiva ou visual, têm mais de 14 anos e são alfabetizados.

MERCADO – O gerente de Recursos Humanos da Alliance One, Vilson Peiter, fez uma saudação aos alunos e destacou a parceria entre a empresa e o Senai na realização de um curso de preparação para o mercado de trabalho. “A sequência disso tudo está nas mãos de vocês. Aproveitem a oportunidade e sejam bem vindos à nossa empresa”, ressaltou Peiter. Antes do início da aula, os alunos assinaram o contrato de trabalho com a empresa que vai garantir o pagamento de salário a todos como aprendizes.

A gerente de Operações do Senai, Rafaela Allgayer Pereira Laimer, ressaltou que o desafio foi lançado. “É um trabalho especial, que exige uma atuação diferenciada, mas todos estão preparados para atender as expectativas. Será grande o aprendizado para todos”, declarou ela. A pedagoga Silvania Maria Laissmann, contratada pela Alliance One para auxiliar na identificação, recrutamento, seleção e adaptação dos PcD’s, frisou que tudo estava dentro das expectativas e que muita gente colaborou para chegar naquele momento. “Os funcionários da empresa e do Senai, os pais, enfim, muitos foram envolvidos para conseguir os documentos necessários e tornar realidade o curso”. Silvania também disse que agora é o aluno que precisa entender a proposta para tirar proveito do conhecimento para usar na prática do seu dia a dia.

Projeto Incluir:
O Curso de Aprendizagem de PcD’s é uma atividade desenvolvida pelo grupo de trabalho do Projeto Incluir da Alliance One, coordenado pela área de Recursos Humanos. Lançado em 2009, o Projeto Incluir tem o objetivo de promover a integração, a aprendizagem e a cooperação entre todos os colaboradores de forma permanente, em todas as unidades.
Neste processo, colaboradores de diferentes áreas da empresa foram qualificados com o Curso de Libras e também foram realizadas adaptações no ambiente de trabalho para melhor receber esta mão de obra.
De acordo com a Política de Responsabilidade Social da Alliance One, a empresa está comprometida com a inserção de profissionais portadores de necessidades especiais em seu quadro de colaboradores.

Saiba mais: A inclusão de pessoas com deficiências (PcDs) no mercado de trabalho está amparada pela Lei Nº 8.213/91 (Lei de Cotas) para empresas a partir de 100 empregados. No entanto, questões como a disponibilidade de mão de obra, o nível de qualificação das pessoas e a cultura têm impactado no cumprimento da legislação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Alliance One
Crédito fotos: Sandro Viana/Divulgação