Convênio permitirá adesão de 150 fumicultores ao “Mais Água, Mais Renda”

15 . AGO . 2013 Saiu na mídia

Porto Alegre/RS
Em reunião realizada hoje (14), na sede da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, o governo do Estado, a Associação de Fumicultores do Brasil e o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) acertaram, para dia 28, durante a Expointer, assinatura de convênio de cooperação técnica do Mais Água, Mais Renda.

Pelo menos 150 produtores de cerca de 30 municípios vão aderir ao programa, que visa à diversificação e o aumento da produção.

As propriedades devem servir como multiplicadoras e para o treinamento de técnicos. A Emater será responsável pela elaboração dos projetos e por ministrar cursos aos técnicos do sindicato e da associação.

Conforme Fioreze, a Secretaria da Agricultura tem a convicção de que a produção de tabaco está ligada, através da diversificação, à produção de alimentos, por isso, é necessário proporcionar aos produtores o acesso aos programas do governo.

A intenção é sempre manter o produtor rural no campo, mas com qualidade de vida. Lembrando ainda que o Programa Mais Água, Mais Renda já é lei, o que é mais uma garantia aos produtores que utilizarem o financiamento, uma vez que vão passar a usufruir de um programa de Estado e não só de governo”.

Dia do fumicultor
Outro tema discutido foi a organização de eventos em parceria com o governo do Estado para homenagear o Dia Mundial do Produtor de Tabaco, comemorado em 28 de outubro. Segundo o vice-presidente do SindiTabaco, Claudimir Rodrigues, já está sendo organizado um grande evento, a ser realizado no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

A programação deve contar com palestras, apresentações artísticas e depoimentos de fumicultores. Além da entidade, a comissão organizadora é formada pela Afubra, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul).

Por iniciativa do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, a Seapa deve realizar eventos paralelos a estes na intenção de levar a debate os temas da erradicação do trabalho infantil e mulheres fumicultoras. Ainda foi discutida a possibilidade da assinatura de acordo entre secretaria, o SintiTabaco e a Organização Internacional do Trabalho, com o objetivo de fortalecer as discussões de questões sociais que envolvem a produção de fumo.

Na oportunidade, Rodrigues afirmou ser extremamente válido qualquer tipo de evento que venha a contribuir com o trabalho de combate ao trabalho infantil nas plantações de fumo e que também visem à valorização dos produtores.

Também participaram do encontro o coordenador geral das Câmaras Setoriais, Milton Bernardes, o coordenador do Programa Mais Água, Mais Renda, Adriano Szynkaruk, a assessora de gabinete, Marlise Fernandes, o assessor do SindiTabaco, Carlos Sehn e o secretário da Afubra, Marco Dornelles.

Fonte: Seapa/RS