Candelária sediará 4º Ciclo de Conscientização

5 . JUL . 2012 Releases

Julho 2012 – Com mais de quatro mil produtores de tabaco e uma produção anual de 18,4 mil toneladas, Candelária figurou como 4º maior produtor de tabaco da Região Sul do País na safra 2010/2011. Esta relevância no cenário brasileiro foi decisiva para que o município recebesse o 4º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), empresas associadas e a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil). A programação acontece terça-feira, 10 de julho, no Clube Rio Branco (Avenida Pereira Rêgo, 1103 – Centro).

PROGRAMAÇÃO
13 horas: recepção aos convidados
13h30min: abertura
• Vídeo sobre saúde e segurança do produtor;
• Palestra sobre os direitos da criança e do adolescente, com o Procurador do Trabalho (MPT-RS), Dr. Veloir Dirceu Fürst;
• Peça Rádio Fascinação, do grupo Espaço Camarim, de Santa Cruz do Sul (RS).
16h30min: encerramento com café colonial.

Esta é a quarta edição do Ciclo, que já percorreu 19 cidades da Região Sul do Brasil, reunindo cerca de 7 mil pessoas. A expectativa é de um público semelhante ao das edições anteriores, entre 300 e 400 pessoas por encontro, com a participação de produtores de tabaco, orientadores das empresas associadas, autoridades, diretores de escolas, agentes de saúde e imprensa. O primeiro seminário do 4º Ciclo, realizado em Araranguá, reuniu 380 pessoas em torno dos temas. Palmitinho (RS) e Planalto (PR) também confirmaram a tendência de público.

Para o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, a participação dos convidados é fundamental e faz parte de um amplo programa do setor. “Trabalhamos sobre estes temas há muitos anos e estamos convencidos de que a mudança de hábitos culturais se dá por meio da oportunidade e da conscientização”, diz Schünke.

Peça teatral faz parte da programação que abordará temas como trabalho infantil. Crédito: Carlos Nyland

O 4º Ciclo de Conscientização atende aos termos dos acordos firmados perante o MPT-RS e MPT-Brasília e faz parte do faz parte do programa Crescer Legal, ação conjunta entre o SindiTabaco, empresas associadas e Afubra, que tem o objetivo de prevenir e combater o trabalho de crianças e adolescentes na cultura do tabaco, por meio da conscientização dos produtores integrados e da sociedade, bem como de projetos sociais no âmbito da educação e do lazer.