APÓS O TABACO – Momento para diversificar

20 . JAN . 2015 Releases

Janeiro 2015 – Em atividade há 30 anos, o Programa Milho & Feijão Após a Colheita do Tabaco estimula a produção de culturas alternativas com o aproveitamento da adubação residual da lavoura de tabaco. Desenvolvido desde 2014 pelo SindiTabaco, o Programa Milho e Feijão Após a Colheita do Tabaco conta com a parceria de órgãos públicos e entidades ligados à Agricultura.

Por meio da estrutura de campo das empresas associadas ao SindiTabaco, mais de 1,3 mil profissionais, e de técnicos das entidades parceiras, as informações do programa são divulgadas aos produtores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Além receber orientações das vantagens do plantio da safrinha, os produtores também recebem informações sobre o uso de práticas conservacionistas – como plantio direto e cultivo mínimo – e de alternativas de renda.

Segundo o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), o incentivo à diversificação pela indústria vem de longa data. “O plantio de grãos após a colheita do tabaco já é um hábito comum entre a maioria dos produtores e uma excelente alternativa de diversificação, uma vez que há uma redução sensível no custo de adubação. Temos notado que os produtores estão cada vez mais conscientes sobre a importância de diversificar a propriedade, maximizando a renda de acordo com sua realidade”, afirma o executivo.

Vantagens do Programa

• incentivo a diversificação sustentável da agricultura familiar;
  • proteção do solo e manejo integrado de pragas e doenças;
  • redução de custo de adubação da safrinha de grãos;
  • maior produção de grãos, para consumo na propriedade e para fins comerciais;
  • contribui para a segurança alimentar das famílias produtoras;
  • geração de renda extra para a propriedade agrícola familiar.

Produção de tabaco no Sul do Brasil (Safra 2013/14)
Fontes: Afubra e MDIC/SECEX

651 municípios produtores