Diretoria Gestão 2015-2018

Iro Schünke
Presidente

Natural de Candelária (RS), o presidente do SindiTabaco é engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Sua trajetória profissional iniciou-se na Emater, em 1975. Há mais de 40 anos no ramo do tabaco, atuou na Fumossul Ltda., de Venâncio Aires e, em 1980, começou sua trajetória na Meridional de Tabacos, onde exerceu as funções de engenheiro agrônomo, gerente de Produção e, a partir de 2000, de diretor de Produção. Com a fusão da Meridional de Tabacos e da Dimon e o surgimento da Alliance One, passou a superintendente de Produção, em 2005. Neste período conheceu diversos países produtores de tabaco. Por mais de uma década atuou como vice-presidente de Produção do então Sindifumo, atual SindiTabaco, onde exerce, desde 2006, a presidência da entidade. Desde 2008, integra a diretoria da FIERGS – Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Em 2015 assumiu, também, como diretor presidente do Instituto Crescer Legal.

Norberto Kliemann
Vice-Presidente de Secretaria
Natural de Blumenau (SC), formado em Administração de Empresas e Economia com especialização em Administração, iniciou sua carreira na Souza Cruz em 1980. Nos 35 anos de experiência com o tabaco, obteve muitas conquistas, entre elas a de atuar como gerente de Relações Comerciais e Institucionais. Em 2015-2018 ocupará novamente a vice-presidência de Secretaria do SindiTabaco, sendo o substituto legal do presidente da entidade.
Daniel de Moura Barbosa
Vice-Presidente de Finanças
Natural de São Lourenco do Sul, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pelotas (RS) e MBA Gestão Financeira e Controladoria (FGV/RS), iniciou sua carreira na área financeira na empresa de auditoria Deloitte Touche Tohmatsu, onde teve primeiro contato com setor de tabaco. Trabalhou na empresa Tribac Tabacos do Brasil Ltda. e, atualmente, exerce cargo de gerente de Controladoria na empresa JTI Processadora de Tabacos (subsidiária da JTI S.A.).
Valmor Thesing
Vice-presidente de Relações Industriais (Recursos Humanos)
Natural de Santa Cruz do Sul, formado em Economia e Técnico em Contabilidade, iniciou sua carreira no setor tabaco na empresa Tabacos Brasileiros, atual Universal Leaf Tabacos Ltda. Nestes 30 anos de experiência no setor, trabalhou nas áreas de Suprimentos e Logística, Recursos Humanos e, atualmente, exerce o cargo de diretor Administrativo. Também é membro atual do CONCEX, da Fiergs, e do SESI de Santa Cruz do Sul.
Flávio Lucas Goettert
Vice-presidente de Assuntos Fiscais
Natural de Santa Cruz do Sul, formado em Ciências Contábeis (UNISC) e pós-graduado em Controladoria (UNISC). A atuação no ramo do tabaco iniciou-se na Meridional de Tabacos Ltda. no ano de 1992. Nos anos de 2005 a 2007 atuou como coordenador do Comitê Fiscal/Tributário das empresas do setor. Atualmente exerce o cargo de gerente de Tributos na empresa Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos Ltda., e também é professor universitário nas disciplinas com enfoque fiscal/tributário.
Claudimir Rodrigues
Vice-presidente de Produção e Qualidade de Tabaco
Natural de Uraí (PR), formado em Administração de Empresas com especializações em Gestão Empresarial (UFRGS), Gestão em Agrobusiness (UFLA – MG) e Mestrado em Administração (Unisc). Iniciou sua carreira na Souza Cruz, em 1977. Trabalhou com gerência territorial de produção agrícola, gerência de projetos, gerência regional de produção agrícola e atualmente ocupa a gerência de sustentabilidade e relacionamento em produção agrícola. Além dos 38 anos dedicados ao tabaco, Claudimir também já atuou como bancário, lojista e professor universitário.
Felipe Bremm
Vice-presidente de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Natural de Santa Cruz do Sul (RS), engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Iniciou sua carreira em 1999, na FW Rickard Seeds Inc, no estado do Kentucky (EUA), ocupando cargo relacionado à pesquisa e produção de sementes de tabaco. De 2001 a 2008, exerceu atividades na área de Pesquisa e Desenvolvimento da CTA-Continental Tobaccos Alliance, alcançando o cargo de gerente de Produção de Tabaco. Neste período participou como membro do grupo de estudo de fitopatologia da Coresta. Em 2009 iniciou atividades na Philip Morris Internacional, exercendo a função de gerente de Programas Agrícolas para América Latina e, em 2013, transferiu-se para a Philip Morris Brasil, onde ocupa o cargo de gerente de Assuntos Corporativos para a Região Sul.
Suplentes da diretoria:
Marco Antonio Dotto