7º CICLO DE CONSCIENTIZAÇÃO – Seminários para produtores de tabaco de SC e PR serão realizados em setembro

26 . AGO . 2015 Releases

Municípios de Santa Catarina e do Paraná sediam no mês de setembro o 7º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). Conheça o calendário:

Vidal Ramos / SC
09 de setembro (quarta-feira)
Parque de Eventos de Vidal Ramos
Rod. Carl Heinz Buechler

>Imbituva / PR
15 de setembro (terça-feira)
Pavilhão de Festas da Igreja Luterana Santa Cruz
Localidade de Mato Branco de Baixo

Palmeira / PR
16 de setembro (quarta-feira)
Clube Palmeirense
Praça Marechal Floriano Peixoto, 476 (R. Quinze de Novembro)

Irineópolis / SC
17 de setembro (quinta-feira)
Salão Paroquial da Igreja Católica – Matriz São Sebastião
Rua Paraná, s/nº

A programação inicia às 13h30 e conta com o apoio das empresas associadas e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e inicia com um vídeo informativo que aborda questões como a importância do uso da vestimenta de colheita, bem como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos. Na sequência, uma palestra sobre os direitos da criança e do adolescente e um teatro integram o seminário, sendo este último um momento lúdico e de retomada das principais mensagens. Em seis edições, o Ciclo de Conscientização reuniu mais de 15 mil pessoas, em 38 municípios da Região Sul do País.

Peça teatral Rádio Fascinação faz parte da programação.

“Temos atuado com a conscientização dos produtores em vários aspectos, entre eles a erradicação do trabalho infantil e o uso adequado dos equipamentos de proteção individual e vestimenta de colheita. Os resultados já podem ser mensurados e vamos continuar trabalhando no sentido de melhorar cada vez mais a proteção da criança e do adolescente e a saúde e a segurança do produtor”, afirma o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

TRABALHO INFANTIL – Considerado um case de sucesso na agricultura familiar, o setor de tabaco é pioneiro no combate ao trabalho infantil no meio rural, sendo o único a exigir o comprovante de matrícula dos filhos dos agricultores em idade escolar e o atestado de frequência para a renovação do contrato comercial existente entre empresas e produtores, dentro do Sistema Integrado de Produção de Tabaco. Há mais de 15 anos, desenvolve ações para conscientizar o produtor a cumprir a legislação, uma vez que menores de 18 anos não podem trabalhar na lavoura. De acordo com o último censo do IBGE (2010), foi na produção de tabaco nas pequenas propriedades o maior índice de redução do trabalho infantil no País, em comparação com dados do penúltimo censo, realizado no ano 2000.

SAÚDE E SEGURANÇA – As empresas associadas ao SindiTabaco desempenham um papel fundamental no que diz respeito à saúde e segurança dos produtores de tabaco. Há uma preocupação permanente com relação ao uso seguro de agrotóxicos, mesmo que o tabaco seja a cultura comercial que menos utiliza o produto. A orientação técnica é reforçada com materiais impressos e amplas campanhas de mídia sobre a correta armazenagem, manuseio e aplicação de agrotóxicos e sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os produtores são orientados a utilizar somente os produtos específicos para a cultura do tabaco e registrados pelos órgãos governamentais competentes. Também são incentivados a realizar a tríplice lavagem e a destinar corretamente as embalagens vazias. Já durante a colheita, orienta-se utilizar a vestimenta específica, luvas adequadas e calçado fechado, bem como evitar manusear folhas molhadas por chuva ou orvalho. Ao evitar o contato com o tabaco verde úmido, o produtor previne a exposição à nicotina das folhas e uma possível intoxicação conhecida como Doença da Folha Verde do Tabaco.