4º Ciclo de Conscientização tem calendário definido

26 . ABR . 2012 Releases

Saúde e segurança do produtor de tabaco e proteção da criança e do adolescente serão debatidos nos seminários que acontecem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Abril 2012 – Oito municípios da Região Sul do País serão sede do 4º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco), empresas associadas e a Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil). A programação inicia no mês de maio, em Araranguá (SC).

Conheça o calendário:

Palmitinho: 11/06/2012 (segunda-feira)
Candelária: 10/07/2012 (terça-feira)
Ilópolis: 12/07/2012 (quinta-feira)
Chuvisca: 28/08/2012 (terça-feira)

Araranguá: 22/05/2012 (terça-feira)
Canoinhas: 07/08/2012 (terça-feira)

Paraná
Planalto: 26/06/2012 (terça-feira)
Prudentópolis: 21/08/2012 (terça-feira)

Esta é a quarta edição do Ciclo, que já percorreu 16 cidades da Região Sul do Brasil, reunindo cerca de 6 mil pessoas. No Rio Grande do Sul, principal Estado produtor de tabaco, doze municípios já foram sede do evento: Vera Cruz, Caiçara, Sobradinho, Camaquã, Venâncio Aires, Arvorezinha, São Lourenço do Sul, Frederico Westphalen, Agudo, Alpestre, Canguçu e Progresso. Em Santa Catarina, Maravilha e Santa Terezinha participaram da 3ª edição; bem como Rio Negro e Rio Azul, no Paraná. Para 2012, a expectativa é de um público semelhante ao das edições anteriores, entre 300 e 400 pessoas por encontro, com a participação de produtores de tabaco, orientadores das empresas associadas, autoridades, diretores de escolas, agentes de saúde e imprensa.

PERFIS DOS MUNICÍPIOS – 4º Ciclo de Conscientização

Município UF Produtores Produção (ton)
Araranguá SC 987 8,280.80
Candelária RS 4,072 18,377.00
Canoinhas SC 2,406 12,107.80
Chuvisca RS 1,324 6,004.30
lópolis RS 273 1,035.40
Palmitinho RS 401 854.80
Planalto PR 946 1,905.40
Prudentópolis PR 2,046 9,756.50

(Fonte: Afubra/2011)

HISTÓRICO – Realizada desde 2009 no Rio Grande do Sul, a programação dos Ciclos de Conscientização foi ampliada para Santa Catarina e Paraná em 2011, como parte do acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho de Brasília. Para o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, os termos do acordo vêm ao encontro de uma política adotada pelo setor há muitos anos. “Trabalhamos sobre estes temas há muitos anos e estamos convencidos de que a mudança de hábitos culturais se dá por meio da oportunidade e da conscientização”, diz Schünke. Além dos seminários, os temas são abordados em campanhas veiculadas por emissoras de rádio e TV, cartilhas de orientação e capacitação dos orientadores e instrutores agrícolas por entidades credenciadas.

TERMOS DO ACORDO COM MPT

Trabalho Infantil – De acordo com a legislação vigente, menores de 18 anos não podem trabalhar na cultura do tabaco. Neste sentido, o acordo prevê a exigência do comprovante de matrícula escolar dos filhos de produtores no período da assinatura do contrato de comercialização de safra entre produtor e empresa e o comprovante de frequência ao final de cada ano letivo. Caso seja constatado o trabalho infantil, as empresas estão comprometidas em comunicar o fato às autoridades competentes. Em caso de reincidência, a empresa não renovará o contrato para a safra seguinte.

Saúde e Segurança do Produtor – A correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos estão previstas no acordo firmado. Utilizar corretamente o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e obedecer a legislação vigente sobre o assunto também estão entre os itens acordados entre as partes. Menores de 18 anos, gestantes e maiores de 60 não poderão aplicar agrotóxicos.

Momento de diversão transmite informação relevante.

Presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, em um evento de 2011

O 4º Ciclo de Conscientização faz parte do programa Crescer Legal, ação conjunta entre o SindiTabaco, empresas associadas e Afubra, que tem o objetivo de prevenir e combater o trabalho de crianças e adolescentes na cultura do tabaco, por meio da conscientização dos produtores integrados e da sociedade, bem como de projetos sociais no âmbito da educação e do lazer.